Quando se aproxima alguma festa popular, a preocupação dos donos de cães é quase sempre como fazer com que o cão não se descontrole nesses momentos.
Os cães que não estão habituados ao barulho ou sons intensos geralmente reagem mal aos fogos de artifício. Alguns cães mostram-se incomodados, mas outros podem mesmo desenvolver fobias e entrar em pânico.
Muitos animais fogem apavorados e acabam perdidos e/ou atropelados; outros na ânsia de se livrarem do intenso barulho terminam enforcados em suas próprias correntes, coleiras; alguns animais têm convulsões; há ainda os que pulam das janelas de apartamentos, tamanho o pavor que sentem dos fogos. Não é difícil que um animal mude completamente seu comportamento após passar pela tortura de não ter como se livrar da intensa queima de fogos.
O pior de tudo é que nessas épocas, dificilmente se encontrará veterinários disponíveis para um atendimento emergencial, daí, o mais acertado é prevenir.
Sinais de medo
Não é difícil reconhecer quando um cão sofre com os sons intensos. Para isso basta observar como o cão muda radicalmente a sua atitude e comportamento.
Alguns sinais de ansiedade causados pelos fogos de artifício e outros sons intensos:
Tremores, Hiperatividade, Roer ou atacar objetos, Esconder-se, Arfar, Procurar atenção, (Tentar) Fugir, “Chorar”, Ladrar (Latir)
Como agir
Conhece o Truque do Lenço? Não? Então se liga na minha dica pra cuidar do seu animal de estimação. Deixar ele sempre confortável é o mais importante pra você, principalmente nessas épocas festa, né? A gente preparou um passo a passo da técnica que vai ajudar a tranquilizar o seu amiguinho na queima dos fogos de artifício. Assim, o seu peludo ficará mais seguro e não sofrerá tanto.