Animais domésticos e de produção estão sujeitos a diversos tipos de parasitas, independente se residem na zona rural ou urbana. Pulgas, sarnas, ácaros, bernes, fungos, carrapatos e piolhos são parasitas do tipo externo, que exigem tratamento diferente de parasitas internos, como vermes, protozoários, vírus, bactérias, lombrigas e giárdias.
A boa notícia é que para todos esses inimigos inconvenientes, o uso de medicamentos anti-helmínticos, ou antiparasitários, pode auxiliar no combate. Como explica o médico veterinário da Rede AgroPOP, Deyve Alves, em especial os pets, como cães e gatos, estão sujeitos a ação desses organismos, que interferem no ciclo de vida, causando doenças – e podendo levar à morte.
O que são medicamentos antiparasitários?
Medicamentos antiparasitários para animais são fármacos prescritos pelo médico veterinário para combate e prevenção de parasitas internos (endoparasitas) e/ou externos (ectoparasitas). Os antiparasitários mais conhecidos são as coleiras antipulgas e carrapatos, que agem diretamente na pele do pet, e os vermífugos – administrados por via oral, injetável e tópico.
Para que serve e como utilizar o antiparasitário?
O medicamento antiparasitário deve ser indicado pelo médico veterinário, após avaliação de saúde do animal. A frequência de uso é designada pelo fabricante, no rótulo, e a dosagem ideal varia de acordo com o peso e raça do pet.
De acordo com Deyve, o antiparasitário deve ser administrado periodicamente e opera tanto na prevenção quanto no tratamento. Além disso, cada medicamento possui um tempo diferente de ação.
Nas lojas da Rede AgroPOP, o tutor tem acesso tanto ao médico veterinário, para avaliação do estado de saúde do animal, quanto a uma vasta variedade de medicamentos antiparasitários. Para localizar a loja mais próxima, basta clicar aqui.
Como prevenir os parasitas?
Deyve explica que, além do uso de medicamentos antiparasitários, previamente prescritos pelo médico veterinário, para manter o controle desses organismos é importante que o tutor siga outras recomendações, como:
Confira também: Rede AgroPOP lança série de posts sobre medicamentos e cuidados pet